quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Europass-Curriculum Vitae



Informação pessoal

Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Marques, Hugo Alexandre Guerreiro Januário

Morada(s) Rua S. Lourenço lote 1 r/c esq 2860-064 Alhos Vedros - Moita

Telefone(s) Facultativo (ver instruções) Telemóvel: 969006208

Fax(es) Facultativo (ver instruções)

Correio(s) electrónico(s) Hugomarques47@gmail.com




Nacionalidade Portuguesa



Data de nascimento 1974-04-28



Sexo Masculino



Emprego pretendido / Área funcional Concorrer ao CFS – Curso de formação de Sargentos



Experiência profissional Desde Junho de 2006 até á data actual que ocupo o cargo de operador de sistemas de comunicações da Marinha de Guerra Portuguesa, no pólo da Penalva, onde tenho por principal função assegurar as comunicações entre as estações de comunicações em terra e os navios nacionais e NATO existentes no mar, as comunicações entre as estações terrestres nacionais e as estações terrestres NATO e também com as unidades terrestres em exercícios no território nacional.



O inicio da minha carreira militar, deu-se em 1994 onde fiz a recruta em Vila Franca de Xira. Terminado o período de recruta, destaquei para a Base Naval de Lisboa, em Almada, onde tirei durante 2 meses o curso de especialização em comunicações, na Escola de Comunicações da Marinha, o qual terminei com aproveitamento, sendo de imediato promovido na hierarquia da marinha a Grumete com especialização.

No final do curso (Abril de 1994), fui destacado para o navio da marinha “N.R.P. João Roby”, onde fui ingressar na equipa de comunicações existente a bordo, ocupando o cargo de adjunto do operador de comunicações. Durante a minha comissão a bordo do navio efectuei várias missões marítimas, tanto em território nacional como em território estrangeiro, nomeadamente no arquipélago dos açores, na costa continental, em Marrocos e nas Ilhas Canárias.

Em Março de 1996, destaquei novamente para a escola de comunicações para tirar o CFM (curso de formação de marinheiros), em comunicações, o qual com uma duração de seis meses.

Em Setembro de 1996 terminado o curso, o qual passei com aproveitamento, fui destacado para o navio da marinha “N.R.P. General António Enes”, no qual fui integrar uma equipa de comunicações, ocupando o cargo de operador principal de comunicações. Como operador de comunicações a bordo, tinha como funções operar com equipamentos, publicações e estabelecer comunicações com as unidades navais terrestres, através de código morse acústico. Também efectuei várias missões militares em território nacional, nomeadamente na costa nacional a nível de patrulhamento da ZEE (zona económica exclusiva) do território continental, nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Em Agosto de 1998 devido á operacionalidade do navio, que necessitava de reparações nas oficinas da marinha, no Arsenal do Alfeite, fui destacado para outro navio, o “N.R.P. General Pereira D’Eça”, ingressando novamente na equipa de comunicações existente a bordo, ocupando o mesmo cargo e executando as mesmas funções.



Em Junho de 1999, concorri ao Curso de Submarinista, o qual fui aceite e teve inicio em Outubro do mesmo ano. O curso consistia em ter uma formação avançada de electricidade, de mecânica naval, comunicações submarinas, operador de radar e sonar e também de conhecimento do espaço físico do submarino. Em Abril de 2000, terminei o curso com aproveitamento, sendo destacado para o submarino “N.R.P. BARRACUDA”. Devido ao ter embarcado no submarino, foi necessário logo em seguida ir tirar um curso avançado de limitação de avarias, o qual consiste em treino de combate a incêndios a bordo dos navios, a combate a alagamentos e a acções a tomar em caso de guerra química, curso este que também é frequentado pelos bombeiros sapadores e por certas empresas privadas. Durante a minha missão no submarino que se estendeu até Janeiro de 2006, efectuei várias missões tais como, exercícios com unidades navais nacionais e estrangeiras, tanto em território nacional como em território internacional. Em território internacional, estive em Inglaterra (Plymouth), três vezes durante cinco semanas cada vez que lá estive. Estive também em Espanha (Cadiz, Cartagena), 4 vezes em períodos de 15 dias.

Em Janeiro de 2006, terminou a minha missão nos submarinos, e destaquei para o Centro De Comunicações Da Marinha, local onde hoje me encontro a prestar serviço (pólo Penalva).

Antes de ingressar na marinha, trabalhei desde Janeiro de 1993 a Janeiro de 1994, no balcão dos correios da minha aldeia, (Cabeça Gorda), que fica no distrito de Beja, a desempenhar as funções de chefe de balcão e atendimento directo ao publico.



Datas - De Janeiro de 1994 até data actual;

- De Janeiro de 1993 a Janeiro de 1994

Função ou cargo ocupado - Operador de Comunicações da Marinha de Guerra;

- chefe de balcão dos correios de Cabeça Gorda

Principais actividades e responsabilidades - Operar equipamentos de comunicações; manusear, conferir e actualizar publicações classificadas,

respeitantes ao serviço de comunicações; manusear equipamentos e publicações criptográficas;

operar sistemas informáticos de comunicações; supervisor de secção de comunicações, quer a

nível material, como a nível de pessoal a seu cargo.

- Chefe de balcão, e atendimento directo ao publico

Nome e morada do empregador Marinha de Guerra Portuguesa, 1000 Lisboa ;

Junta de Freguesia de Cabeça Gorda, 7800 Beja

Tipo de empresa ou sector Militar, Junta de Freguesia de Cabeça Gorda (Correios de Portugal)



Formação académica e profissional 1- Curso de grumete em comunicações;

2- Curso de marinheiro em comunicações;

3- Curso avançado de limitação de avarias;

4- Curso de mmhs - sistema informático operativo de comunicações

5- Curso de most4 – sistema informático operativo de comunicações



Datas 5 - de Março de 2000 até Abril de 2000

4 – de Junho de 1999 até Julho de 1999

3 – de Maio de 1999 até Junho de 1999

2 – de Março de 1996 até Setembro de 1996

1 – de Fevereiro de 1994 até Abril de 1994

Designação da qualificação atribuída

Principais disciplinas/competências profissionais

Nome e tipo da organização de ensino ou formação Marinha de Guerra Portuguesa

Nível segundo a classificação nacional ou internacional Facultativo (ver instruções)



Aptidões e competências pessoais



Língua(s) materna(s) Português



Outra(s) língua(s) Inglês, Francês e Espanhol

Auto-avaliação Compreensão Conversação Escrita

Nível europeu (*) Compreensão oral Leitura Interacção oral Produção oral

Inglês B2 Utilizador independente C1 Utilizador experiente B1 Utilizador independente B2 Utilizador independente B1 Utilizador independente

Espanhol C2 Utilizador experiente C2 Utilizador experiente C2 Utilizador experiente C2 Utilizador experiente A1 Utilizador elementar

Francês B1 Utilizador independente B1 Utilizador independente B1 Utilizador independente B2 Utilizador independente A2 Utilizador elementar

(*) Nível do Quadro Europeu Comum de Referência (CECR)



Carta de condução Carta de condução – classe B

Sem comentários: